sábado, 4 de julho de 2009

QUE TEMPO É ESSE?





Angela Perego, Claire Stuani, Elizabel Pasquali, Flavia Dalabeta, Gissely Lovatto Vailatti, Luiza Dani Chinato, Silvia Letícia Rijo Alves, Vânia Dani, Vivian Fontana de Andrade*



A diferença entre eu e nós, não é, ou é que, eu sei, que você sabe, que ele sabe que o outro sabe que saber, fazer, ter são diferentes de nós, e sim algo simples...
Simples seria o homem, se o homem seguisse seu estatuto, sem se incomodar, sem deixar a sua satisfação, deixar sua vida passar...
Passar o dia sem pensar, pensar...
Mas sua vida, no seu dia, no seu passado e, quem sabe, mas sem compromisso, pensar no futuro, sendo talvez o futuro a culpa de tudo...
Tudo passa despercebido quando pensamos no futuro; deixarmos de pensar, sentir, agir, nos tornamos processadores irracionais com finalidade de execução. Passamos etapas importantes de nossas vidas, onde o que é agora passa a ser passado e do passado esperamos o futuro, mas e o presente?
O presente deixou de ser ágora de antigamente para tornar-se uma utopia de eu sei, mas não devia.
Não devia o mundo ser tão capitalista, não devia ser tão egoísta, não devia ser tão acomodado, não devia haver fronteiras do mundo e do saber.
Saber entender o próximo, saber respeitar, aceitar e valorizar os outros, pois eu, tu, ele, nós, vós e eles agimos de formas diferentes, pois diferente é a nossa razão, habilidade em entender que nossas diferenças são a base do entendimento entre vós e todos.
Pois entender não é o mesmo de saber, pois posso saber muitas coisas e entender muito pouco, onde na outrora eu entendia muito e sabia pouco, pois se sei digo que sei, se entendo digo como sei fazer.
Contudo o combustível, o alimento, a semente, a força de entender e o saber é a curiosidade.
Sem curiosidade nada existe,
sem curiosidade eu não penso
sem curiosidade nós não criamos,
sem curiosidade tu não entende.
Assim se desenvolve o homem, através da curiosidade, todos aprendem que...o fogo queima, o chão é duro, que a água é fria, a mastigar devagar, a não correr, a ter cuidado na escada e que cair dói.
Mas deve aprender muito mais, pois isso é só o inicio. A ferramenta certa você tem, contudo deve aperfeiçoá-la, com novas curiosidades mais complexas.
Complexa é a vida, que se fosse possível fazer um relatório de cada dia vivido saberíamos que todos os dias nós aprendemos, com nossas curiosidades, e com nossas vivências do cotidiano.
Cotidiano descrito no passado por alguns em seus diários, com seus relatórios ou simplesmente cantando para o mundo, pois tal mundo pode ser do tamanho da sua curiosidade, do teu conhecimento, conhecimento agregado dia-a-dia e apreciado com o passar do tempo, onde a sabedoria ultrapassa a inteligência no quesito tempo, tempo que deve ser relatado a todos para que não se perca no tempo.


Pós-graduandas do curso Lato Sensu em Gestão Escolar: Administração e Supervisão pela FACULDADE DA SERRA GAÚCHA/FLORES DA CUNHA - 2009
Disciplina: Concepções Teóricas e Práticas da Gestão I e II
Professora: Msc. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
Relatório de Ágoras 1 e 2 (dias 19 e 20/06/09)

Um comentário:

  1. Muito interessante este relatório, pois a curiosidade é que nos motiva a pensar a realidade e é por este caminho que deve seguir a Gestão Escolar.

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